quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O segredo dos criadores: Acelerando o crescimento dos alevinos de Betta Splendens

O segredo dos criadores: Acelerando o crescimento dos alevinos de Betta Splendens

Adulto precocePorque meus filhotes não crescem tão rápido quanto os que eu vejo em sites?

Muitos criadores experientes têm esta dúvida, então comentaremos sobre isso. Vamos explicar como fazer os seus filhotes crescerem mais rápido.

Nós lemos nas listas do site Aquabid ou vemos Bettas nos websites de alguns grandes criadores dizendo que Bettas como o da foto ao lado tem somente 2 ou 3 meses de idade, e então para nosso desespero olhamos para os nossos de 4 meses e nos perguntamos o que está acontecendo de errado. A vantagem do crescimento rápido de seus Bettas é, com certeza, que você pode alcançar suas metas muito mais rápido por poder realizar cruzamentos a cada 3-4 meses ao invés de 7-8 meses. Uma vez quase todos nós fomos atraídos em criar Bettas, em particular, devido a quase ilimitada combinação de cor/padrões possíveis com eles, fazer cruzamentos em gerações subseqüentes rapidamente é de nosso interesse.

No entanto, você pode ser daqueles criadores que gostam de criar Bettas como uma forma de relaxamento mental, ou para passar o tempo e prefira criá-lo lentamente. Neste caso, o texto que se segue pode ser útil a você se você tiver interessado em expor seus peixes ou vendê-los, e quiser que eles cresçam o mais rápido possível em um tempo limitado.

Água

Para mim é o parâmetro mais importante – a qualidade da água. A maioria dos novos criadores não muda água com a freqüência necessária para otimizar o crescimento dos filhotes. Uma justificativa comum é que muitos criadores conscienciosos somente sentem a necessidade de mudar a água uma ou duas vezes por semana, o bastante para manter a quantidade de nitratos/nitritos e amônia em níveis saudáveis. Embora isto seja recomendável e faça com que seus filhotes permaneçam saudáveis, mudanças de água duas vezes por semana não são suficientes para estimular o crescimento no máximo que você possa alcançar.

As explicações para isso são simples. Estudos científicos mostram que muitos peixes, incluindo Bettas, excretam hormônios que atuam como inibidores do crescimento. Na comunidade dos criadores de Bettas já é bastante conhecido que este hormônio do crescimento reduz o potencial ou diminui o tamanho dos peixes de uma ninhada, dando vantagem aos filhotes maiores e mais saudáveis. Embora isto sirva de longa data para explicar algumas vezes as dramáticas diferenças entre os filhotes de uma mesma ninhada e explique também porque ao jarreá-los eles se desenvolvam mais rápido, é de minha opinião pessoal, baseado no que eu tenho lido, que este hormônio realmente trabalha para limitar o crescimento dos peixes e não saturar o meio ambiente onde eles vivem. Na natureza isto deve ser uma defesa, assegurando que haja bastante espaço e alimentação para todos. Nos nossos aquários é muito inconveniente. Várias centenas de jovens filhotes em um aquário de 40 litros cedo produzirão muito hormônio para limitar severamente o crescimento a menos que a água seja trocada freqüentemente. Eu mudo a água de meus tanques de crescimento pelo menos 50% todo dia. Outros criadores de sucesso mudam de 80 -100% por dia, com excelentes resultados.

As mudanças da água devem iniciar com cerca de 2 semanas de idade. Se você iniciou com o aquário pela metade, então com 2 semanas você pode começar a adicionar água, 4 litros de cada vez, até que encha o aquário. Isto deve levar cerca de 4-7 dias, e depois deste tempo eles estarão grandes o bastante para que você possa sifonar o aquário com mais facilidade. Simplesmente remova os detritos do fundo do tanque com uma mangueira de ar (eu a coloca dentro de um tubo plástico mais duro para que eu possa manuseá-la melhor) e cuidadosamente sifono o fundo do aquário. Quando ele está limpo o bastante, você pode remover os restantes 50% da água do topo com um copo limpo, o que torna o trabalho mais rápido, e você pode ver se acidentalmente pegar um filhote. Quando metade da água tiver sido removida, simplesmente complete o aquário com água limpa, envelhecida e tratada. Eu não recomendo a troca de mais de 50-70% por dia. Embora os peixes cresçam mais rápido removendo todo o hormônio da água, eu acho que mudanças de água completas tendem a estressar por demais os filhotes.

Uma vez que eles estejam jarreados individualmente, você pode continuar a explorar o crescimento trocando 100% da água todo dia.

Alimentação

Embora eu recomende sempre alimentar os filhotes com a melhor comida que você possa encontrar, eu acho que a alimentação vem em Segundo lugar em relação a qualidade da água. Tenho mandado Bettas para exposições com 4 meses, apenas com rações peletizadas e maciças trocas de água. Alimento vivo e congelado não são críticos para crescimento rápido, mas eles melhoram a saúde e a condição geral de seu peixe, que contribuem para um tamanho melhor – então use-os sempre que você puder.

Um método interessante de acelerar o crescimento de filhotes de Bettas é usado pelo criador do IBC, Panerio, que coloca seus peixes em exposições com a idade de apenas 8-12 semanas usando está técnica. Ele combina trocas de água maciças com grandes quantidades de alimento vivo com alto teor de proteína. A escolha do alimento depende do tamanho do peixe; ele oferece ao maior alimento que os filhotes podem por com sucesso em suas bocas. Ele alimenta várias vezes ao dia, tantas vezes quanto ele possa. Alguns podem considerar este método extremo, uma vez que resulta em perda de filhotes por superalimentação, no entanto produz resultados! Como mencionado, ele também troca grandes volumes de água em seus aquários de filhotes, um poderoso manejo que produz grandes, belos e completamente crescidos bettas, numa fração do tempo.

Eu sei que a troca maciça de água diariamente, especialmente por quem tem vários aquários, pode tomar um bom tempo. Isto pode ser difícil de manter, ainda mais se você trabalha, tem família e outras atividades que não sejam peixes. Digo apenas para você – experimente uma vez! – e veja o que acontece. Mudanças freqüentes de água e boa alimentação produzem espécimes melhores quando maduros. Então, arregace as mangas e vá trocar a água de seus aquários. Acredito que se você experimentar nunca mais vai mudar o seu manejo.

2 comentários:

  1. Você poderia dizer (postar)quais os tipos de rações peletizadas e em que fases(idades) devo oferecer cada uma delas?

    edu_matematico@yahoo.com.br

    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Eu naum posso encontrar alimentos vivos aqui onde moro, mas eu estou alimentando meus alevinos com pequenas porções de leite agora, pq as primeiras crias q obtive naum deram mt certo, só tem 3 alevinos de todas as crias q eu perdi tentando aimentar com infusórios, onde a água ficava turva e eu naum sabia q isso prejudicava, aí com 7/8 dias de vida meus alevinos começavam a morrer. Estou com uma ninha q tem 4 dias de vida agora e estou fazendo o máximo possível para q eles sobrevivam, comecei a alimentar hj com leite em pó misturado na água em pouca quantidade e com uma semana i meia vou começar a fazer trocas parciais da a´gua varias vezes por semana, já q meu aquário naum é mt grande. Obg pela informação e TPAs mais vezes. AGora eu queria saber se meus alevinos ficarão saudáveis eu alimentando eles com leite e ração alcon alevinos sempre e se eles quando crescerem irão ficar gordinhos e fortes?

    ResponderExcluir